Startups amazônicas destacam inovações em transporte e reflorestamento em Manaus

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

O avanço da Indústria 4.0 na região amazônica vai apresentar destaques importantes nesta quinta-feira (9), com a realização do Seminário dos Programas Prioritários CAPDA: PPI4.0 – Oportunidades e Resultados das 8h30 às 12h30, no Auditório Floriano Pacheco, sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

A abertura será feita pelo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva e, em seguida, haverá a apresentação dos resultados e indicadores do Programa Prioritário da Indústria 4.0 (PPI4.0) e painéis com cases de sucesso de projetos de Indústria 4.0 já implantados no Polo Industrial de Manaus.

Mostra tecnológica

Paralelamente, acontecerá a EXPO IND4.0, mostra tecnológica que apresentará iniciativas desenvolvidas por institutos de pesquisa, universidades e startups, executores do programa.

Conforme a Head de Novos Negócios do CITS, Vânia Vital, são 22 parceiros confirmados para realizar a exposição de produtos e serviços, como Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação Paulo Feitoza (FPFTech), Instituto Cesar, Certi, Senai, Venturus, Conectus, Sidia, INDT, Kodigos, IBBI, entre outros.

Barco voador e reflorestamento

Além disso, quatro startups farão demonstrações de seus projetos, como o Barco Voador Volitan, desenvolvido pela startup Aero River, que funciona como um veículo híbrido entre barco e avião, para oferecer uma alternativa mais rápida e eficiente para carga e pessoas, especialmente em locais sem aeroportos na região. Os visitantes poderão fazer uma imersão e “pilotar” o barco voador por meio de um simulador.

Outro destaque da mostra é a Forest.Bot Híbrida, uma máquina 100% brasileira desenvolvida para automatizar o plantio florestal em áreas de reforma e reflorestamento. O equipamento combina propulsão híbrida (elétrica e diesel), suspensão inteligente e IA embarcada que analisa o solo, identifica obstáculos e registra dados via telemetria em tempo real.
Capaz de plantar milhares de mudas por hora, a ForestBot reduz custos e acelera o reflorestamento sustentável, consolidando-se como uma das tecnologias mais promissoras para o futuro da bioeconomia amazônica.

“Os projetos que serão apresentados são de Industria 4.0, realizados via PPI4.0, com tecnologias como automação industrial, manufatura avançada, sistemas inteligentes com IA, big data, IoT, machine learnig, robótica entre outros, que estão fazendo a transformação do Polo Industrial de Manaus”, destaca Vânia Vital.

Programação aberta

O evento é aberto a todos os interessados. Promovido pelo CITS Amazonas, coordenador do Programa Prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), em parceria com a Suframa, a programação busca reunir instituições de pesquisa, universidades, startups e investidores que vêm transformando o ecossistema industrial da Amazônia.

PPI4.0

O PPI4.0 integra os Programas Prioritários Indústria 4.0 e Modernização Industrial, coordenados pelo CITS Amazonas sob a chancela do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA). A iniciativa visa fortalecer a competitividade da indústria regional por meio de tecnologias emergentes, como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, automação e manufatura avançada.

Sobre o CITS

O Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) é uma instituição integradora de ensino, pesquisa, desenvolvimento e negócios na área de Tecnologia da Informação, comprometida com resultados e criação de produtos e serviços para clientes e comunidade, valorizando seu capital humano e contribuindo para o bem-estar social.

No primeiro semestre de 2025, o CITS encerrou o primeiro ciclo de coordenação programa prioritário de Indústria 4.0. A renovação por mais três anos já foi realizada junto à Superintendência da Zona Franca de Manaus.

Conforme o CITS, são mais de 300 projetos, centenas de submissões de artigos e dezenas de patentes conquistadas neste primeiro ciclo, além de mais de 20 mil pessoas treinadas.

Foto: Divulgação

Fonte: Portal Único.