Censipam inaugura laboratório de geointeligência para fortalecer proteção da Amazônia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), subordinado a Secretaria Geral do  Ministério da Defesa, inaugurou nesta quarta-feira (24) o Laboratório Integrado de Geointeligência e Modelagem de Redes de Ilícitos da Amazônia (LIGEM.Redes). A nova estrutura amplia a capacidade de análise e apoio à tomada de decisão no combate às Redes de Abastecimento de Ilícitos Transnacionais (RAITs), que atuam tanto na Amazônia Legal quanto na Amazônia Azul. A iniciativa marca o Censipam como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), consolidando sua atuação estratégica em pesquisa aplicada à defesa e proteção da região amazônica.

O LIGEM.Redes reunirá especialistas de universidades federais, Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ibama, ICMBio, Força Nacional e outras instituições, em uma rede colaborativa para fortalecer a soberania nacional e impulsionar o desenvolvimento sustentável.

Durante a solenidade, o Secretário-Geral Adjunto do Ministério da Defesa, Miguel Ragone de Mattos, destacou o protagonismo do órgão. “O Ministério da Defesa fica contente com a participação e a liderança do Censipam neste projeto. Estou satisfeito com este passo dado, e a Secretaria-Geral está de portas abertas para apoiar iniciativas dessa natureza”.

Representantes da comunidade acadêmica ressaltaram a relevância do laboratório. O representante da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) afirmou que “o LIGEM.Redes tem o DNA que a gente espera de uma encomenda tecnológica”. Já a professora da Universidade Federal do Ceará avaliou que “o laboratório é estratégico, composto por pessoas de elevada qualificação, e reforça o papel da ciência”. Para a Universidade do Amazonas, “ciência e educação são pilares fundamentais para a transformação da sociedade. Não podemos pensar em defesa sem pensar nas pessoas que vivem na Amazônia”.

O Diretor-Geral do Censipam, Richard Fernandez Nunes, enfatizou o caráter inovador da iniciativa. “Temos que compreender a sistemática das redes ilícitas. É um dever do Estado e responsabilidade de todos proteger a Amazônia. Para lidar com a construção de narrativas, precisamos de evidências científicas que combatam as falsas narrativas”.

A cerimônia ocorreu no Centro de Coordenação Geral do Censipam, em Brasília, com a presença de autoridades civis e militares, como o Secretário Executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro; o Secretário de Assuntos Estratégicos do GSI, Contra-Almirante Francisco André Barros Conde; além de dirigentes da Agência Espacial Brasileira, da Polícia Rodoviária Federal e do Ministério Público Federal.
Fruto de convênio de pesquisa, desenvolvimento e inovação com a FINEP, o LIGEM.Redes tem coordenação científica da Universidade Federal do Ceará e a participação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Amazonas, Instituto Tecnológico de Aeronáutica e demais parceiros.

Após a solenidade, os convidados visitaram as instalações do novo laboratório, que dispõe de infraestrutura moderna para integrar ciência, tecnologia e inovação na proteção da Amazônia.

Com a criação do LIGEM.Redes, o Censipam se consolida como centro de excelência em ciência aplicada e geointeligência, apoiando ações de segurança, defesa e preservação ambiental em alinhamento às políticas nacionais de soberania territorial.

Fotos: Gabriela Rebello e Maria Clara Gomes

Núcleo de Comunicação Social (NUCOM)
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Ministério da Defesa
(61) 3312-9000

Fonte: Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM/Governo Federal.