SOS Amazônia Fund lança Projeto de Empreendedorismo Indígena na comunidade Inhãa-Bé em Manaus

(Foto: Reprodução)
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Em 21, 22 e 23 de Julho, o SOS Amazônia Fund (SAF) está orgulhosamente lançando o “Projeto de Empreendedorismo Indígena Fase 2” na Aldeia Inhãa Be -Tarumã-Açu, município de Manaus. O projeto visa capacitar 30 jovens indígenas da comunidade Inhãa-Bé, representando as etnias Saterê-Mawé, Tikuna, Kokama, Mura, Baré, Marubo e Munduruku, através de treinamento audiovisual e geração de conteúdo. Essa iniciativa visa impulsionar a juventude indígena, promovendo inclusão social, preservação cultural e contribuindo para a justiça climática. Esta iniciativa será executada em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável.

O Projeto de Empreendedorismo Indígena Fase 2 está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque para o ODS 4: Educação de Qualidade, proporcionando treinamento prático em habilidades audiovisuais e criação de conteúdo para melhorar a empregabilidade e o aprendizado contínuo dos jovens indígenas. Além disso, o projeto aborda o ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico, capacitando a juventude indígena empreendedora, promovendo a autossuficiência e reduzindo a pobreza e desigualdade na comunidade. Também está em consonância com o ODS 10: Redução das Desigualdades, ao focar especificamente na juventude indígena, abordando as disparidades sociais e econômicas enfrentadas pelas comunidades marginalizadas.

O projeto consistirá em três workshops presenciais, durante um total de 40 horas de duração, nos quais os participantes receberão treinamento prático em habilidades audiovisuais e produção de conteúdo. Serão fornecidas orientações sobre produção e edição de vídeos utilizando smartphones, capacitando os participantes a criar conteúdo audiovisual de qualidade profissional, amplificando suas vozes e exibindo sua cultura e perspectivas.

Janderson Tavares, coordenador do projeto, expressou entusiasmo: “A juventude indígena tem um papel vital na preservação de nossa cultura e na proteção da Amazônia. Com este projeto, estamos compartilhando as ferramentas com vista a amplificar suas vozes e contarem suas histórias por meio da produção de conteúdo audiovisual.”

O SOS Amazônia Fund é uma organização criada por ativistas do Fridays for Future, que ficou conhecida por arrecadar 1 milhão de reais no auge da pandemia do coronavírus em Manaus em parceria com a ativista Greta Thunberg, para financiar projetos de combate imediato ao vírus. Com uma forte responsabilidade social, o SAF acredita no poder da ação coletiva para enfrentar os desafios urgentes enfrentados pelo nosso planeta e pela sociedade. Ao longo de suas iniciativas e campanhas impactantes, o SAF busca conscientizar, inspirar ação significativa e criar um impacto duradouro para as futuras gerações.

*Com informações do site Fato Amazônico
EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?