BNDES recebe bancos de desenvolvimento internacionais em encontro na Amazônia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Reunião terá foco em ações de fomento à sustentabilidade, visitas a instituições locais e painel aberto sobre bioeconomia.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Clube de Desenvolvimento Financeiro Internacional (IDFC na sigla em inglês) receberão, nos próximos dias 30 de junho e 1º de julho, o Encontro do Grupo Diretor do IDFC. A instituição reúne 27 bancos de desenvolvimento do mundo. O encontro, que será realizado em Manaus/AM, vai estimular a troca de ideias sobre inovações adotadas no atual momento da economia global e ações relacionadas à economia verde.

A reunião será precedida por um workshop, no dia 29, sobre “Soluções Baseadas na Natureza para Adaptação Climática”, com a participação de membros do IDFC, especialistas e parceiros de entidades como o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), a Universidade de Oxford, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), entre outros.

Sediar esses dois eventos na Amazônia faz parte da estratégia do BNDES de aprimorar o entendimento do setor sobre o impacto de ações voltadas para a preservação do bioma amazônico alinhadas ao desenvolvimento social na região. Ao longo de três dias, CEOs, executivos e técnicos de instituições como a Corporação Andina de Fomento (CAF), a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco de Desenvolvimento Empresarial da Colômbia (Bancoldex), além de outras entidades da África, Américas, Ásia e Europa, estarão presentes para reuniões e visitas a importantes marcos do desenvolvimento amazônico, como o Instituto Nacional de Pesquisas Amazônica (INPA).

Na quinta-feira (30), em evento organizado junto à Expo Amazônia, o presidente do BNDES, Gustavo Montezano será o mediador do painel “O Papel dos Bancos de Desenvolvimento no Apoio à Bioeconomia e à Inovação”, que contará com a participação de representantes de outras instituições de desenvolvimento. O painel será aberto aos participantes da exposição e terá transmissão via Youtube pelo Canal da organização (www.youtube.com/channel/UCyDJ36F0xUWsys_313DKqmA/featured).

“Estamos em um momento de reposicionamento das instituições financeiras de desenvolvimento, com uma nova demanda por soluções que atendam a uma série de acontecimentos em escala global. Seja pela pandemia, seja pelo conflito bélico na Europa, ou mesmo as crises energética e alimentícia que advêm como consequência. Esses bancos estão sendo chamados a retomar o protagonismo, mas de uma forma bem diferente do que foi há dez ou 20 anos. Desenvolvimento não é só recurso financeiro por si. É recurso financeiro associado à inovação, à articulação, a criar mercados e, principalmente, ao impacto socioambiental em grande escala. Trata-se de um momento muito especial para o BNDES e seus pares”, explicou o presidente do BNDES, Gustavo Montezano.

Fonte: BNDES

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?