Feira de Bioeconomia reúne produtores quilombolas, ribeirinhos e indígenas no Festival dos Rios

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Evento patrocinado pela Natura, acontece de 09 a 12 de junho de 2022, em Alter do Chão, distrito de Santarém (PA)

Dona Dulce apresentará produtos como geleias e conservas de Vitória-Régia

Promover a conservação da biodiversidade nas comunidades ribeirinhas dos rios da Amazônia e fortalecer os negócios criados a partir do uso sustentável de recursos naturais faz parte da missão do Festival dos Rios, patrocinado pela Natura, que acontece de 09 a 12 de junho de 2022, em Alter do Chão, distrito de Santarém (PA). O Regatão Cultural, em referência aos comerciantes que navegavam nos rios e igarapés em pequenas embarcações carregando miudezas, será uma oportunidade para 20 negócios comunitários que foram selecionados para a feira de bioeconomia.

“Os nossos ribeirinhos são agentes essenciais da bioeconomia, pois são eles, com o conhecimento empírico, que usufruem e contribuem para o desenvolvimento sustentável da região, pois compreendem as peculiaridades da Amazônia. E quanto mais os incluirmos, estruturando essa cadeia de negócios e iniciativas, alcançamos o objetivo de fomentar prosperidade e dignidade para quem vive e mantém a floresta em pé”, destaca Marlena Soares, idealizadora do Festival dos Rios. O evento ainda terá shows musicais e vai além no objetivo de amplificar as vozes das comunidades ribeirinhas, incluindo na programação fórum de debates, onde haverá troca de vivências como alternativa de fortalecer o protagonismo das comunidades.

O Regatão Cultural acontece na Toca do Tatu (Travessa Copacabana, nº 1663), nos dias 10 e 11 de junho, das 9h às 20h e no dia 12 de junho, das 11h às 20h, com exposição e comercialização de produtos como biocosméticos, artesanatos, geleias de frutas da região, farinha e bejus, óleos essenciais, velas aromatizadas, pimentas, crochês, confecções, vestuário afro, eco copos e boroquinhas do festival etc.

Empreendimentos e produtos: 

01 – Negócios Comunitários: Ecoar Suraras do Tapajós – Quais produtos: Roupas com grafismo indígena, pulseiras e colares com miçangas – Qual rio localizado: Alter do Chão, Rio Tapajós Maró;

O2 – Negócios Comunitários: Associação de Moradores Agroextrativistas e Indígenas do Tajaós – AMPRAVAT – Quais produtos: Geleias de cupuaçu, tucupi preto, bejus (produtos da Dulce – vitória régia) – Qual rio localizado: Comunidade Surucuá, Rio Tapajós;

03 – Negócios Comunitários: Dulce das Vitórias Régias – Quais produtos: Geleias e conservas de Vitória-Régia – Qual rio localizado: Canal do Jari, Rio Amazonas;

04 – Negócios Comunitários: Amélias da Amazônia – Quais produtos: óleo de andiroba (60, 80, 100) e óleos de copaíba, velas de andiroba – Qual rio localizado: Flona Tapajós, Rio Tapajós;

05 – Negócios Comunitários: Essência da Floresta –  Quais produtos: sabonetes, argilas, plantas medicinais e ornamentais, bolsinhas – Qual rio localizado: Alter do Chão, Rio Tapajós;

06 – Negócios Comunitários: Jamaraquá Artesanatos – Quais produtos: artesanatos de borracha (colares, pulseiras, brincos e outros) –  Qual rio localizado: Flona Tapajós;

07 – Negócios Comunitários: Cooperativa de Turismo e Artesanato da Floresta – TURIARTE – Quais produtos: Artesanatos de palha de tucumã –  Qual rio localizado: Comunidade Anã, Rio Arapiuns;

08 – Negócios Comunitários: Cooperativa Mista dos Povos e Comunidades Tradicionais da Calha Norte – COOPAFLORA – Quais produtos: óleo de copaíba, andiroba, pimenta, cumaru, castanha do Pará, sabonetes, artesanatos – Qual rio localizado: Oriximiná, Rio Trombetas;

09 –  Negócios Comunitários: AMIRMO – Associação de Mulheres Indígenas da Região de Oriximiná – Quais produtos: artesanatos e pimentas, mel de abelha, óleos vegetais – Qual rio localizado: Rio Mapuera;

10 – Negócios Comunitários: Lalah Amazônia – Quais produtos: pulseira indígena com miçangas, cestos de tala de arumã –  Qual rio localizado: Alter do Chão, Rio Tapajós;

11 – Negócios Comunitários: Coletivo Kitanda Preta – Quais produtos: Vestuário com estampa afro, tecidos, bijuterias e outros – Qual rio localizado: Lago do Mapiri;

12 – Negócios Comunitários: Cooperativa Campo em Movimento – Quais produtos: derivados da mandioca, geleias, café de açaí;

13 – Negócios Comunitários: Kunhatã Artesã – Quais produtos: roupa de crochês + ecobags artesanato indígena do baixo Tapajós;

14 – Negócios Comunitários:  Artesanato dos povos indígenas do baixo Tapajós  – Quais produtos: artesanato dos povos indígenas do baixo Tapajós (brinco de pena, abano e cestas de palha) – Qual rio localizado: Alter do Chão;

15 – Negócios Comunitários: Lojinha do Festival – Quais produtos: copos, boroquinha do festival, ingressos;

16 – Negócios Comunitários: Delícias da Socorro – Quais produtos: Gastronomia regional – Qual rio localizado: Alter do Chão;

17 – Negócios Comunitários: Sandrinho – Quais produtos: camisa e saia de carimbó – Qual rio localizado: Alter do Chão 

PROGRAMAÇÃO 

A programação é gratuita, com exceção dos dias 10 e 11 de junho que terá ingressos que estão à venda na plataforma www.sympla.com.br/festivaldosrios e nos pontos físicos: Chilli Beans, Salvador Sports, Sim Sim Brechó, Mini Center Mingote, Bar da Beth e TY Comedoria & Bar. 

O FESTIVAL DOS RIOS tem patrocínio da Natura, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear). Há mais de 20 anos a Natura mantém um compromisso com a Amazônia, desenvolvendo negócios e produtos que promovam a economia da floresta em pé, além de fomentar iniciativas de valorização da cultura, da ciência e do conhecimento que integra pessoas, florestas e cidades de forma sustentável. 

“Há mais de 20 anos a Natura promove ações de impacto positivo na região, que promovem inclusão, valorização da diversidade e sustentabilidade. Esse projeto renova nosso compromisso com a Amazônia e é um marco simbólico do quanto consideramos a amplificação da sua cultura como fundamental para o futuro do planeta”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

Sobre a Natura 

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura & Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Fonte: Portal Santarém 

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